Comunicação assertiva – desenvolva uma comunicação clara e reduza conflitos
10/04/2013 - por Equipe IBC Coaching
Bons líderes são bons comunicadores. Ser um bom comunicador não
significa apenas ter habilidade de um grande orador. É necessário ter
assertividade na hora de expor suas ideias. O bom comunicador nunca dá
margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os líderes de sucesso são
bons comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.
A assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros.
Na comunicação, o comportamento não assertivo ou o agressivo, raramente consegue fazer com que atinjamos o nosso objetivo.
A pessoa não assertiva acaba perdendo negócios, clientes e amigos,
pois sua comunicação gera ressentimentos e hostilidade. Já a pessoa
assertiva, pode expressar discordância e insatisfação, mas, ao fazê-lo,
direciona esses sentimentos ao comportamento e não à pessoa, sem
constrangimento ou ansiedade; faz com que esta saiba exatamente o que
deseja ou precisa sem tentar dominar, humilhar ou insultar.
A assertividade deve ser treinada. Quando estamos dispostos a
desenvolver uma área que favorece tanto nosso crescimento profissional
quanto pessoal, abrimos espaço para o conhecimento. Quando o buscamos,
reconhecemos que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte
deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um passo à frente.
Assim, investir em nós mesmos significa evoluir e alcançar com sucesso
nossos objetivos. Principalmente se um deles é tornar-se um bom líder.
Veja abaixo, cinco dicas poderosas para exercitar e treinar a assertividade:
1. Tenha conhecimento do que fala: Evite sair falando o que não tem um real conhecimento. Busque informações a respeito do que quer transmitir.
2. Seja claro e direto: A comunicação assertiva
vai direto ao ponto, mas cuidado para não parecer agressivo. Exponha
suas ideias sem rodeios, mas evite julgar ou impor seu ponto de
vista.
3. Cuidado com a linguagem: Devemos ter cuidados
com o nosso idioma. Quando usamos, principalmente, a forma escrita e não
prestamos atenção na forma correta do uso da linguagem, podemos passar
uma mensagem diferente de como era para ser transmitida.
4. Expressão corporal: Fique atento à linguagem
corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo.
Transmitimos mensagem e sinais o tempo todo durante uma conversa.
Procure saber mais a respeito.
5. Use a Empatia: Pense em como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica.
Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching - http://www.ibccoaching.com.br - 10/04/2013
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