Facebook

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Coaching e Neurociências


Segundo um famoso neurocientista o coaching é um caminho de neuroplasticidade auto-direcionada. Para os autores do assunto o termo pode ser definido como uma prática que se especializou em proporcionar mudança de consciência levando à ação e proporcionando novas experiências em relação ao meio no qual se está inserido.
 
O coaching é um método utilizado por profissionais de: psicologia, administração e outros profissionais de diversas áreas.  O processo de coaching visa o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo com foco em objetivos e metas individuais.

A tradução da palavra coach pode ser: treinador (a mais usada e conhecida) e carruagem. Ou seja, o coach treina (aperfeiçoamento cognitivo) e “transporta” o indivíduo para algum objetivo (idéia de desenvolvimento).

As ciências humanas sempre buscaram atualizar seus conhecimentos a partir de novas perspectivas e pensamentos. Com as novas descobertas sobre o cérebro e funcionamento mental a partir da década de 90, os métodos de coaching revisaram seus conhecimentos teóricos e práticos. Atualmente existe uma nova modalidade de coaching utilizando a neurociência. É uma metodologia já há algum tempo utilizada nos EUA e recentemente trazida para o Brasil.

A metodologia do coaching baseado nas neurociências usa as descobertas desta ciência para acelerar o processo de auto-desenvolvimento em um processo de coaching. Como pensamos e formamos redes neurais? Como utilizar melhor um insight? De que forma as emoções e o estresse podem interferir nas tomadas de decisões? Segundo este método o processamento de informação é estabelecido de forma mais consistente e duradouro quando somos capazes de formular perguntas e questionamentos. Isto significa que nem sempre as respostas e os resultados são os responsáveis pela construção dos pensamentos, idéias e criatividade, porém as perguntas formuladas a respeito de algo.

A meta-cognição é utilizada como um dos alicerces teóricos do coaching baseado em neurociências, isto é, a consciência humana de saber que sabe, usando este conhecimento como ferramenta para mudanças de crenças e comportamentos.


Contato: martabolshaw@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário