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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conteúdo de apoio | A importância da Assertividade nas Relações Interpessoais

Comunicação assertiva – desenvolva uma comunicação clara e reduza conflitos

10/04/2013 - por Equipe IBC Coaching
 

Bons líderes são bons comunicadores. Ser um bom comunicador não significa apenas ter habilidade de um grande orador. É necessário ter assertividade na hora de expor suas ideias. O bom comunicador nunca dá margem à dúvida, ele é claro e conciso. Assim, os líderes de sucesso são bons comunicadores, pois possuem assertividade em expressar-se.

A assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros.

Na comunicação, o comportamento não assertivo ou o agressivo, raramente consegue fazer com que atinjamos o nosso objetivo.

A pessoa não assertiva acaba perdendo negócios, clientes e amigos, pois sua comunicação gera ressentimentos e hostilidade. Já a pessoa assertiva, pode expressar discordância e insatisfação, mas, ao fazê-lo, direciona esses sentimentos ao comportamento e não à pessoa, sem constrangimento ou ansiedade; faz com que esta saiba exatamente o que deseja ou precisa sem tentar dominar, humilhar ou insultar.

A assertividade deve ser treinada. Quando estamos dispostos a desenvolver uma área que favorece tanto nosso crescimento profissional quanto pessoal, abrimos espaço para o conhecimento. Quando o buscamos, reconhecemos que sempre podemos melhorar e que o crescimento faz parte deste processo. Saímos da zona de conforto e damos um passo à frente. Assim, investir em nós mesmos significa evoluir e alcançar com sucesso nossos objetivos. Principalmente se um deles é tornar-se um bom líder.

Veja abaixo, cinco dicas poderosas para exercitar e treinar a assertividade:

1.    Tenha conhecimento do que fala: Evite sair falando o que não tem um real conhecimento. Busque informações a respeito do que quer transmitir.

2.    Seja claro e direto: A comunicação assertiva vai direto ao ponto, mas cuidado para não parecer agressivo. Exponha suas ideias sem rodeios, mas evite julgar ou impor seu ponto de 
vista.

3.    Cuidado com a linguagem: Devemos ter cuidados com o nosso idioma. Quando usamos, principalmente, a forma escrita e não prestamos atenção na forma correta do uso da linguagem, podemos passar uma mensagem diferente de como era para ser transmitida.

4.    Expressão corporal: Fique atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo. Transmitimos mensagem e sinais o tempo todo durante uma conversa. Procure saber mais a respeito.

5.    Use a Empatia: Pense em como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica.


 Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching - http://www.ibccoaching.com.br - 10/04/2013

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